AVISO

Dia 1 de Setembro, o Senhor Palomar muda-se de livros e bagagens para http://senhorpalomar.com/

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O chamado livro-calhamaço, por Paulo Roberto Pires

«Ok, “As benevolentes” bate quase mil páginas, assim como as obras seminais dos nouveaux génies Roberto Bolaño e David Lencinho Forster Wallace. Tudo caudaloso - ou prolixo, vocês escolhem. Pessoas que respeito me dizem “vale a pena”. Eu acredito. Mas não encaro. Ou melhor, uso minha escala Hermeto Paschoal: ele tem todo o direito de fazer show de cinco horas e meia, amarradão, assim como eu tenho de me retirar quando estiver bom para mim – no livro de Jonathan Littell, por exempo, parei nas 300 e poucas e pedi que o Arthur Dapieve me contasse o final.»

Meu caro Paulo Roberto Pires, o Senhor Palomar entende-o, palavra que o entende. Mas deixar assim de lado o Bolaño vai custar-lhe muito bate-papo entre amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário