AVISO

Dia 1 de Setembro, o Senhor Palomar muda-se de livros e bagagens para http://senhorpalomar.com/

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Regresso à Patagónia, de Bruce Chatwin e Paul Theroux (Quetzal Editores)


«Eu e o Paul fomos à Patagónia por razões muito diferentes. Mas, para além de gostarmos de viajar, gostamos de escrever sobre as nossas viagens. Uma referência ou um conhecimento literário conseguem entusiasmar-nos tanto como um animal ou uma planta raros; e, por isso, queremos falar de algumas das formas como a Patagónia influenciou a nossa imaginação literária. [p. 8]»

Regresso à Patagónia parece mais um tratado de Literatura do que um livro de viagens. Talvez o seja e a Patagónia apenas seja o tema de fundo. A ligação é tão forte, que apetece mesmo perguntar: se Chatwin e Theroux não gostassem tanto de viajar, teriam sido alguma vez escritores?

O livro, já se percebeu, foi escrito a duas mãos (não a quatro, pois não consta que um ou outro fossem ambidextros), e cruza o vasto conhecimento dos autores da região com Poe, Shakespeare, Melville, Conan Doyle, entre outros. É um pequeno texto originalmente publicado em 1985 e, mesmo podendo dizer-se que é grande na sua qualidade, não deixa de causar no leitor a sensação que apetecia bem mais.

A Quetzal tem vindo a publicar diversas obras destes autores(Na Patagónia, O que faço eu aqui, de Chatwin; “O velho Expresso da Patagónia", de Theroux, estando outros anunciados) e com esta obra inédita no nosso país, tanto quanto o Senhor Palomar sabe, vinca ainda mais a sua condição de editora preocupada com a literatura de viagens.

Regresso à Patagónia, Bruce Chatwin e Paul Theroux, Quetzal Editores, 2009. Tradução de Maria do Carmo Figueira. (9,95€)

Sem comentários:

Enviar um comentário