AVISO

Dia 1 de Setembro, o Senhor Palomar muda-se de livros e bagagens para http://senhorpalomar.com/

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Do problema dos pontos de exclamação

Em pouco mais de 10 horas, o Senhor Palomar recebeu diversos e-mails e comentários de apoio ao apelo para que se elimine definitivamente essa praga nefasta chamada ponto de exclamação.

Francisco José Viegas propôs a criação de um «banner» para «Blogs livres de pontos de exclamação na caixa de comentários e já dissertou sobre o assunto no seu blogue: «Quanto ao ponto de exclamação, o abuso na sua utilização apenas prolonga a histeria do autor, a gritaria, e muitas vezes a sem-razão de um texto, para não mencionar a agressividade ou o gosto português pela indignaçãozinha [...] O ponto de exclamação é um excesso de ruído que não acorda ninguém, uma espécie de martelo pneumático colocado no final de uma frase.»

Diga-se que FJV, além da erradicação do ponto de exclamação, propõe o mesmo tratamento para as reticências. O Senhor Palomar subscreve também esta posição, apesar de admitir que, em situações de maior cansaço, também as utiliza.

Cprince e AnaMar, pelo que dão a entender, subscreverão a petição, caso esta venha a existir.

A sugestão do Senhor Palomar é que se comece por esse banner. Bom era que o Pedro Vieira aceitasse o desafio.

10 comentários:

  1. sorrio meio envergonhada confessando-me culposa de outro delito apontado, e bem, por FJV .. o uso (e abuso) das reticências, que no meu caso são só duas. Amenizará a pena? ;)

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Eu proponho que se inclua na petição o uso do neoologismo "bom-dia".
    É uma praga que até já chegou aos "posts" das editoras.

    ResponderEliminar
  3. O que está em causa, o ponto de exclamação ou o abuso na sua utilização? Álcool em excesso (ou chocolate) também pode fazer mal, vamos eliminá-los? Rui Azeredo

    ResponderEliminar
  4. Carlaromualdo,
    vamos por partes. Se se começa a elencar tudo o que pretendemos eliminar, ainda despertamos o Salazar que temos dentro de nós.

    Rui,
    eliminá-los. Ponto.
    Alcool em excesso: não entendo o conceito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Vejamos: álcool em excesso duplica a visão, se se estiver a ler a revista "iHola!" leva-se com quatro "!" de uma só vez. sim, porque em Espanha o problema é muito mais grave!!!!! ops, desculpem! bolas... outra vez, ahhhh reticências!!!

    Abraço

    Rui

    ResponderEliminar
  6. Bom, nesse sentido o Senhor Palomar é forçado a dar-lhe razão.
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Mais um subscritor:

    http://vidadecadela.blogspot.com/2009/07/o-senhor-palomar-nao-gosta-de-autores.html

    ResponderEliminar
  8. a minha mãezinha sempre me industriou no sentido de não dar confiança a estranhos. nem sei que diga, preciso de fazer com ela uma loya jirga, para decidir se é esse o caso de um tal palomar.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Pedro Vieira, devemos sempre seguir os conselhos da nossas mãezinhas. O senhor Palomar faz-lhe apenas notar que o Pedro conhecerá outros intervenientes nesta história, casos do FJV.

    Um abraço amigo do
    palomar

    ResponderEliminar
  10. Tens tido más experiências com o ponto de exclamação... A mim não me faz comichão, é claro que pontos de exclamação a mais gritam um bocado, mas usados com a moderação que um texto sem histerismos requer, não vejo a dificuldade.
    Não lhe tenho ódiozinho de estimação.

    ResponderEliminar